Tratamento de dependências
Química, álcool e outras.
Um dos principais problemas no tratamento das dependências químicas está relacionado a adesão ao projeto terapêutico tradicional, que contempla a parte medicamentosa e a psicoterapia.
Neste caso o método da Movimente auxilia na aderência do paciente ao tratamento e consequentemente na prevenção de recaída. O método visa em primeiro lugar, fazer uma substituição do uso da droga (extremamente nocivo para corpo-mente) por um programa de sessões de exercícios físicos realizados pelo paciente, para estimular a liberação de substâncias neurotróficas, que propiciam a melhoria funcional do sistema nervoso, assim como dando prazer e relaxamento.
O Programa De Exercício Físico – PEF da Movimente para o tratamento de cada tipo específico de droga e paciente, representa um importante incremento nas possibilidades de tratamento, principalmente na redução das alterações neuroquímicas, do desejo e da compulsão pelo uso (fissura), dos distúrbios do humor e da cognição, bem como dos níveis de estresse e das dificuldades para o relacionamento social e afetivo decorrentes do uso de drogas.
O que desejamos aos nossos pacientes é avaliá-los antropometricamente, logo depois, fazer um diagnóstico do dano físico causado pelo abuso intenso de drogas, e finalmente propor um O Programa De Exercício Físico – PEF exclusivo para o paciente.
Tipos de Drogas
Que atuam alterando o funcionamento do Sistema Nervoso Central.
Estimulantes: são as drogas que aceleram o funcionamento do cérebro.
Anfetaminas;
Cocaína;
Cafeína.
Depressores: são drogas que diminuem a velocidade de funcionamento do cérebro.
Álcool;
Hipnóticos não barbitúricos;
Barbitúricos;
Ansiolíticos;
Narcóticos;
Solventes (inalantes);
Opiáceos.
Perturbadores: são drogas que alteram o funcionamento do cérebro.
- Alucinógenos primários:
Sintéticos (LSD-25 , êxtase);
Naturais ( derivados indólicos , da maconha , do peiote).
- Alucinógenos secundários:
Anticolinérgicos;
Outras substâncias.