Transtornos Psiquiátricos
Em busca da saúde mental.
A relação entre exercício físico e transtornos psiquiátricos: o que é saúde mental?
Os transtornos psiquiátricos, que acometem aos pacientes de qualquer idade, têm uma grande contribuição também na parte corporal do indivíduo que se encontra doente. O dano físico ocasionado pela doença psiquiátrica pode trazer consequências graves à saúde física do indivíduo.
Há anos trabalhando com exercícios físicos na reabilitação dos transtornos psiquiátricos, pudemos perceber principalmente que, a morbidade física advinda da doença e a falta de motivação para se exercitar foi uma das principais queixas dos pacientes quando estes eram questionados sobre a prática de exercícios físicos.
Outro fenômeno muito comum que observamos nos pacientes que procuram os serviços da Movimente é que a grande maioria da população com transtornos psiquiátricos, além de serem sedentários também são tabagistas e têm um comportamento alimentar muito ruim.
Neste caso, nós da Movimente, acreditamos que a prática de exercícios físicos não fortalece apenas o coração e os músculos, mas também a capacidade mental, ajudando o paciente a pensar com mais clareza, melhorando sua memória, proporcionando ganhos em sua aprendizagem (Hardware Neuronal). Tudo isso aliado às mudanças de estilo de vida mais saudáveis mesmo tendo que conviver com a sua patologia.
Em relação ao paciente ter um problema de saúde mental e praticar exercícios físicos sistematizados diariamente temos que ressaltar que o Condicionamento físico aeróbio produz efeitos positivos sobre o sistema nervoso: estimula o crescimento vascular e neuronal, portanto, estamos falando de um cérebro que estará mais apto a receber um medicamento psiquiátrico e com isso ter um resultado muito melhor e com menos efeitos colaterais relacionados aos medicamentos.
A recomendação da Movimente é que todos os pacientes com transtorno psiquiátrico precisam ter um programa individualizado de exercícios físicos ao longo de sua trajetória de seu tratamento.