Fisioterapia da dor
A importância da postura
A dor é o que nos faz reparar quando há algo de errado em nosso corpo.
Quando falamos em fisioterapia da dor, talvez a primeira lembrança seja alguma dor nas costas, e parece que começamos a conhecer partes do corpo como a região lombar por conta disso.
A fisioterapia da dor é um conceito muito mais abrangente e intimamente conectado com uma vida saudável.
Uma postura inadequada pode ser a razão de muitas doenças que podem, em um primeiro momento, não parecer ter relação com elas.
Exemplo: dor no pescoço e problemas de visão.
Um pescoço tenso demais, limita o movimento e atrapalha a visão, porque não permite que a cabeça vire facilmente, obrigando o recrutamento e desgaste de outras estruturas para realizar o movimento desejado.
Órgãos precisam de espaço: a importância do esqueleto.
O esqueleto serve para sustentar seu corpo em pé, mas não é só isso. É ele que mantém as veias esticadas, separa os pulmões do coração e segura o sistema digestivo no lugar. Isso tudo, é claro, se cada osso estiver no lugar certo.
Um corpo curvado, com ossos tortos, atrapalha mais do que ajuda.
Fisioterapia da Dor: como funciona?
Uma nova geração de terapeutas brasileiros tenta resolver os problemas antes de se tornarem doença. É preciso que todos tenham consciência da sua postura. Ou seja, se não quisermos sofrer depois, precisamos aprender a perceber quais ossos são recrutados, que músculos ficam tensionados e quais tendões são puxados cada vez que se anda, senta ou deita.
Nossa abordagem de tratamento é compreensiva e vai além do foco da dor. Buscamos compreender o estilo de vida de nossos pacientes, bem como analisar seu corpo. Com isso elaboramos um programa de tratamento para auxiliar no desenvolvimento de sua postura, no fortalecimento de seu corpo e com isso mitigar as dores ao passo que nos aproximamos de uma vida mais saudável.